Os animais de estimação têm um impacto profundamente positivo na saúde física e mental das pessoas. Além de melhorarem o humor e o bem-estar emocional, os cães oferecem exercício adicional. Portanto, se ir à academia não está ajudando você a perder peso, considere adotar um cachorro. Explicaremos como cuidar de um animal de estimação pode ajudar você a queimar calorias.
Dar banho e escovar um cachorro
Passear com seu animal de estimação inevitavelmente resulta em pelos e patas sujas. Portanto, você precisará lavar as patas dele sempre que voltar para casa. Isso exercita os músculos dos braços e ombros e serve como um bom aquecimento. Claro, você não queimará muitas calorias; cerca de 50 kcal em 10 a 20 minutos dessa atividade.
Dependendo da época do ano, a lavagem diária das patas levará um pouco mais ou menos tempo. Dar banho no corpo inteiro do seu animal de estimação consumirá pelo menos meia hora e cerca de 200 calorias. Isso exige que ele se incline e fique em pé constantemente, o que exercita os músculos das costas, do abdômen e das pernas.
Após o banho, seu cachorro precisa ser escovado. No entanto, todo dono dedica pelo menos uma hora por semana a essa tarefa, e se o seu pet tiver pelos longos, levará ainda mais tempo. Essa é uma excelente atividade física para os músculos da cintura escapular e dos membros superiores, já que a escovação envolve movimentos repetitivos das mãos. Cães grandes e altos requerem treinamento adicional para os músculos abdominais e das coxas.
Caminhadas diárias
Treinos na academia são monótonos e repetitivos. Um ambiente fechado com os mesmos equipamentos, falta de ar fresco e pouca variedade não contribuem para a perda de peso. Passear com o cachorro é uma história diferente. Requer exercícios diários e regulares, já que seu pet não se importa com o seu cansaço ou com o mau tempo. Seu cachorro deve ser levado para passear pelo menos duas vezes ao dia, o que significa que seu dono estará caminhando ao seu lado em um ritmo acelerado. Você pode escolher rotas diferentes a cada dia, o que significa que não sofrerá com o tédio.
Caminhar ativa principalmente os músculos dos membros inferiores. Também exerce pressão adicional na coluna e nos músculos retos abdominais. E o maior benefício de caminhar ao ar livre é o excelente exercício cardiovascular que proporciona. Caminhar aumenta a frequência cardíaca, a respiração fica mais profunda e mais oxigênio chega ao coração. E se você escolher uma área com subidas e descidas para sua caminhada, experimentará uma nova forma de atividade física além de simplesmente caminhar — trilhas em terrenos variados.
A quantidade de calorias queimadas durante uma caminhada depende diretamente do seu peso corporal, da duração da caminhada e da intensidade dos seus movimentos. Por exemplo, uma pessoa de 80 kg que caminha com um cachorro em ritmo moderado durante uma hora queima cerca de 240 kcal. Uma caminhada mais intensa ou mais longa queima mais energia.
Brincadeiras com um cachorro
O aspecto mais variável do adestramento canino são os jogos. Algo tão simples como jogar uma bola ou um frisbee exercita a cintura escapular, desenvolvendo a mobilidade e a precisão da articulação do ombro. Cada vez que o cão traz a bola de volta, você precisa se abaixar, o que ajuda a ativar os músculos abdominais e da região lombar. No geral, uma caminhada ativa de uma hora ao ar livre com seu cão e seus brinquedos será um excelente substituto para uma academia abafada.
Se você tiver um circuito de obstáculos por perto, tanto você quanto seu cachorro vão adorar passar um tempo juntos. Seu pet vai aprender alguns comandos novos e se divertir muito correndo pelos escorregadores e obstáculos, e você vai queimar algumas centenas de calorias correndo ao lado dele.
Além do simples exercício e da queima de calorias, um cachorro também ensina disciplina, ordem e uma rotina regular. Crianças em uma família com um filhote aprenderão rapidamente a guardar as coisas no armário, pois o animal pode mastigá-las. E os adultos, ao receberem um novo membro em casa e em seus corações, se sentirão um pouco mais felizes. Afinal, um cachorro em casa traz uma onda de emoções positivas, fazendo-nos reviver a infância e apreciar as pequenas coisas.



