Lembra-se do antigo provérbio inglês: "Não acorde o cão que dorme"? Afinal, toda sabedoria popular se baseia em anos de experiência e muitas vezes tem respaldo científico. Portanto, neste caso, é realmente melhor não perturbar seus animais de estimação enquanto descansam, a menos que você queira causar problemas para ambos.
Não é seguro para humanos.
O sono dos animais de estimação, assim como o dos humanos, pode ser dividido em duas fases. Imediatamente após adormecerem, inicia-se uma fase de sono leve, caracterizada por respiração calma e batimentos cardíacos lentos. Curiosamente, durante esses momentos, um cão ou gato consegue, até certo ponto, monitorar o ambiente ao seu redor, ouvir sons e compreender sua localização.
A segunda fase é o sono profundo, ou sono REM, que dura cerca de 15 minutos. Os especialistas acreditam que é nessa fase que os animais de estimação sonham. Alguns animais chegam a mexer as patas, suspirar, choramingar ou miar baixinho.
Acordar um cão ou gato em sono profundo é extremamente imprudente — o animal fica completamente desorientado nesse momento. Um animal de estimação repentinamente perturbado pode se tornar agressivo com o dono desatento.
Lembre-se: mesmo o cão ou gato mais leal não perceberá imediatamente que seu dono está ao lado. Se algo acontecer e você precisar se levantar imediatamente, simplesmente chame o animal calmamente, mas em hipótese alguma grite ou o perturbe.
Isso é prejudicial à saúde do animal de estimação.
Animais de estimação de quatro patas que são acordados pelos seus donos em horários inoportunos, por algum motivo, podem ter tantos problemas quanto os adultos. Em primeiro lugar, o animal quase certamente sofrerá um leve estresse. Além disso, se isso acontecer com frequência, o gato ou o cachorro começará a sofrer de privação de sono.
Lembre-se de que os cães dormem cerca de metade do dia, enquanto os gatos dormem a maior parte do dia. Interrupções constantes em seu horário de descanso levam à fraqueza e deterioração da saúde, assim como acontece com os humanos. Por favor, não cause problemas desnecessários aos seus leais amigos.
Os cientistas ainda não chegaram a um consenso sobre se devemos acordar um gato ou cachorro que está tendo um pesadelo. Geralmente, acredita-se que os animais precisam passar por todas as fases do sono para se recuperarem completamente. No entanto, se você ainda quiser ajudar seu animal de estimação, chame-o silenciosamente. Assim que ele perceber onde está, tente convencê-lo de que tudo não passou de um sonho.
Placas desaconselham fazer isso.
Existem muitas superstições curiosas ao redor do mundo relacionadas a animais que dormem. Por algum motivo, a sabedoria popular de diferentes países proíbe unanimemente acordar cães e gatos.
Por exemplo, os franceses acreditam que um homem que acorda um gato inevitavelmente enfrentará dificuldades na vida amorosa. Portanto, mesmo que um parisiense não seja supersticioso, pensará duas vezes antes de perturbar um animal de estimação que esteja descansando.
Na cultura russa, é costume tratar os leais amigos caninos com reverência. Eles não devem ser acordados, contrariados, assustados e, principalmente, não devem ser agredidos — acredita-se que fazer isso deixará o dono cruel sem sorte por três anos. Bem feito para ele!



