Como todos sabemos, não existem filhos de estranhos. A Mãe Natureza é imprevisível, e há momentos em que alguns animais acolhem outros, os mais fracos ou feridos, sob seus cuidados. O mundo felino também presencia casos incríveis de adoção temporária. Mas que tipo de adoções?
O gato criava esquilos.
Essa história incrível aconteceu em abril de 2019 na Crimeia, na cidade de Bakhchisaray.
Moradores locais trouxeram uma caixa com esquilos bebês para o parque em miniatura, que abriga um zoológico de animais de estimação.
O parque abriga uma gata azul russa chamada Musya, que acabara de dar à luz filhotes. A equipe do parque decidiu tentar apresentá-la a alguns esquilos e, para surpresa de todos, a gata os aceitou como seus.
Os esquilos órfãos ficaram inicialmente assustados, mas com o tempo se afeiçoaram à sua nova mãe. A mãe, por sua vez, tornou-se igualmente paciente com seus filhotes adotivos. Ela começou a alimentar e a cuidar dos esquilos como se fossem seus próprios gatinhos, e os gatinhos, por sua vez, os aceitaram como se fossem seus.
Os esquilos foram se adaptando aos poucos e passaram a participar ativamente das brincadeiras com os gatinhos, chegando até a "brigar" por leite. Os funcionários do parque começaram a ajudar essa família incomum, alimentando-os com mamadeira. Musya, a gata, amamentou os esquilos até que se recuperassem e, merecidamente, ganhou o título de mãe de muitos.
A gata tornou-se mãe dos cachorrinhos.
Outra comovente história de amor materno aconteceu na cidade de Langebaan, na África do Sul.
Catherine, uma gata abandonada pelos donos, foi encontrada em um apartamento vazio, mas seus filhotes recém-nascidos, infelizmente, não puderam ser salvos. Então, uma assistente social de um abrigo de animais acolheu Catherine para cuidados temporários.
A gatinha amava sua nova casa com todo o coração, mas a tragédia que havia sofrido deixou marcas em sua alma. Sua nova dona frequentemente ouvia Katherine procurando por seus filhotes, chamando por eles.
Mas, mais tarde, a vida de Katherine mudou drasticamente quando a mesma funcionária do centro de resgate acolheu quatro filhotes que quase morreram em um incêndio. A gata imediatamente começou a lambê-los e a demonstrar cuidado maternal. Ela confortava os filhotes quando choravam e os alimentava com seu leite quando estavam com fome.
Após algum tempo, a gata parou de procurar seus filhotes de forma lamentável, os bebês adotivos trouxeram Katherine de volta à vida, e a história de sua devoção e responsabilidade se espalhou pelo mundo.
A gata mãe do ouriço
Outro caso de adoção interespecífica ocorreu em Vladivostok, onde uma gata chamada Musya se tornou a mãe biológica de oito ouriços-cacheiros.
A mãe biológica dos ouriços morreu, e moradores comovidos levaram os filhotes para o Zoológico de Sadgorod. Musya estava amamentando os filhotes antes da chegada dos novos animais, mas eles já haviam sido doados quando os filhotes foram levados.
Então, a equipe achou que a gata poderia demonstrar seus instintos maternos e ajudar os filhotes espinhosos. E foi exatamente o que aconteceu!
Musya recebeu a notícia sobre as crianças adotadas com calma e assumiu a tarefa com dignidade. Ela não só alimentou os espinhosos filhotes, como também os manteve aquecidos e limpos — afinal, os espinhos dos ouriços bebês não eram afiados. Que Musya carinhosa — uma verdadeira mãe ouriço!
Uma gata doméstica tornou-se mãe de gatinhos selvagens.
No zoológico "Royev Ruchey" de Krasnoyarsk, morreu a mãe de cinco gatinhos recém-nascidos do Extremo Oriente.
Os funcionários do zoológico tentaram alimentar os gatinhos com mamadeira, mas eles se recusaram a beber, pois já haviam provado o leite da mãe.
Para salvá-los, decidiram acolhê-los temporariamente com uma gata comum, que recentemente havia se tornado mãe de três gatinhos. Cloudy, a gata, assumiu com entusiasmo as responsabilidades que lhe foram atribuídas e aceitou os gatinhos como se fossem seus, e seus próprios filhotes nem perceberam a repentina adição à família felina.
Este evento ocorreu em 2014. A gata Tuchka amamentou seus filhotes até que eles atingissem uma certa idade, e assim que os filhotes ficaram mais fortes e seus dentes começaram a surgir, eles começaram a ser alimentados com carne na colher, e então foram levados de volta para o zoológico.
Desde então, os gatinhos cresceram e foram distribuídos para outros zoológicos, e a gata Tuchka deu uma enorme contribuição para a conservação dessa espécie do Extremo Oriente, que está listada no Livro Vermelho.
Mãe para macaquinhos
Essa história incrível aconteceu em Tyumen, quando filhotes de macaco-esquilo (uma espécie de macaco nativa da América do Sul) nasceram no zoológico.
Uma das fêmeas que deu à luz naquele dia abandonou seu filhote, e então o macaquinho ficou literalmente apegado à gata Rosinka.
O fato é que os filhotes desses macacos passam os primeiros meses de vida constantemente junto à mãe, e não é fácil cuidar deles até que recuperem a saúde; é necessário manter a temperatura corporal deles.
No entanto, a gata gostou desse fardo, embora já não seja tão jovem, afinal, ela tem 16 anos, mas aceitou o macaquinho Fedor como seu.
A gata desempenhou seus deveres maternos de forma brilhante, mesmo sendo sua primeira vez. Essa história se espalhou muito além de Tyumen e até mesmo da Rússia; a BBC também se interessou por essa adoção incrível, e um vídeo no YouTube com a gata Rosinka e o macaco Fedya recebeu um número enorme de visualizações.





